A Federação dos Contabilistas do Paraná – FECOPAR reuniu toda diretoria (executiva e suplentes) e presidentes de sindicatos de contabilistas do Paraná no dia 6/11 em Umuarama no Sicoob para tratar de assuntos do interesse da classe contábil do Paraná.
O presidente da FECOPAR, Paulino de Oliveira, abriu a reunião com assembleia geral ordinária onde foi aprovada a proposta orçamentária para 2021. A posição e situação financeira com relatórios detalhados foram apresentados pelo diretor financeiro da FECOPAR, Gilson Luis da Silva. Os relatórios foram apresentados com transparência pelo tesoureiro, Gilson, e vice-tesoureiro da FECOPAR, Vilson Oliveira de Souza, assim como a FECOPAR tornará pública a prestação de contas onde será disponibilizado no site da entidade, balancetes e relatórios financeiros mensalmente.
Parcerias
No plano de trabalho de eventos para 2021 foi destacada a parceria e programação de eventos Sindicatos de Contabilistas com CRCPR assim como o presidente da FECOPAR destacou uma parceria paralela na mesma linha. “Queremos fortalecer a FECOPAR e os sindicatos também por meio de uma parceria de eventos exclusiva com a FECOPAR. Queremos realizar eventos com a classe estudantil, com a classe contábil”, destacou Paulino de Oliveira que solicitou também o apoio dos presidentes de sindicatos para o sucesso desta nova proposta de parceria FECOPAR/SINDICATOS tanto para 2021 quanto para 2022.
Cursos – FECOPAR CAPACITADORA
Foi informado o credenciamento da FECOPAR no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) como capacitadora, foi devidamente homologado destacou a Vice-Pres. de Assuntos Profissionais e Culturais – Mariza Pante Ferreira. “Já houve também o credenciamento e homologação do Curso Online, que será organizado pela FECOPAR, com o tema “Responsabilidade Tributária Solidária do Contabilista, Procuradores e Diretores, Gerentes das Empresas no dia 30/11”, conclui Mariza.
(Mais informações sobre o curso)
Jocopar 2021 – Campo Mourão
Sobre o projeto de renúncia fiscal em favor do 28º Jocopar, de 11 a 15 de novembro de 2021, o consultor de projetos do Instituto Décio Mertz – IDM, William Fischer, enfatizou a importância da mobilização e maior participação da classe contábil. “Sem o apoio de todos o projeto não dará certo”, enfatizou William, que sugeriu também a criação de uma comissão com 1 representante de cada sindicato para dar maior atenção ao projeto que pode colaborar com o custeio dos jogos por meio da lei de incentivo fiscal.
(Mais informações sobre como destinar)
Outra questão abordada foi sugestão para melhorar os jogos por meio da discussão de propostas e melhorias por meio da criação de grupo no whatsapp de iniciativa do diretor de eventos esportivos da FECOPAR, José Altamir de Souza. “Criamos um novo grupo com presidentes e diretores de esportes dos sindicatos para discutirmos e estudarmos mudanças nos próximos meses, exclusão ou inclusão de modalidades esportivas, entre outras discussões para reduzir custos e melhorar os jogos”, informou José.
Contribuição Sindical
O Vice-Pres. de Assuntos Jurídicos – Joel Azevedo de Oliveira explanou com profundidade sobre a obrigatoriedade ou não da cobrança da contribuição sindical. Joel expôs que fica a critério de cada sindicato cobrar contudo levando em consideração o custo de envio com gráfica, correspondência (correios).
Participantes
Participaram da reunião toda a diretoria (executiva e suplentes) da FECOPAR, presidentes de Sindicatos de Contabilistas do Paraná exceto Sinconfron, alguns diretores de Sindicatos de Contabilistas do Paraná, Secretário de finanças de Umuarama, Marcos Navarro e o presidente do Conselho de Administração do Sicoob, Valdir Campana.
Houve ainda uma apresentação sobre Sicoob feita pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob, Valdir Campana, cooperativa de crédito, em breve, com 10 unidades na região de Umuarama e cidades vizinhas.
“Em nome da FECOPAR e diretoria agradecemos e parabenizamos o presidente do Sindicato de Contabilistas de Umuarama, Satre Marino de Brito, e toda a diretoria do SINCOUMA pela ótima recepção em Umuarama, tanto na reunião quanto no jantar de confraternização, onde todos foram muito bem recebidos e se sentiram a vontade”, agradeceu o presidente da FECOPAR, Paulino de Oliveira.