Contadores aprenderam por meio de curso online a como evitar punições do fisco diante da responsabilidade solidária tributária atribuída aos profissionais contábeis. O treinamento via WEB e AO VIVO ocorreu (30/11) contou com mais de 100 participantes. Foi realizado pela Federação dos Contabilistas do PR – FECOPAR e Sindicatos de Contabilistas do PR.
Questões que se caracterizam ou não como responsabilidade solidária tributária foram explicadas, entre elas, receber honorários da prestação de serviço de contabilidade de empresa que pratica crime tributário, ser contador de empresa frequentemente devedora de ICMS, encaminhar EFC e GIAS que resultem em recolhimento a menor de ICMS, declaração falsa em documento fiscal, entre outras.
Os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas assim como interagir com o instrutor, o contador Antonio Carlos Lovato, fez uma pergunta em relação a responsabilidade por dolo além de elogiar o conteúdo apresentado assim como a decisão das entidades contábeis em abordar este tema. “Parabéns pela apresentação, muito clara e bem fundamentada com doutrina e jurisprudência. Aproveito também para parabenizar às Entidades pela iniciativa em colocar um tema extremamente importante para os profissionais de contabilidade e para seus clientes.”, elogiou Lovato.
O curso foi transmitido via ZOOM, pela internet. Com duração de 3 horas analisou casos concretos em que a Secretaria de Estado da Fazenda atribuiu a responsabilidade solidária aos contadores. O custo da inscrição foi de R$ 50,00.
O instrutor foi o experiente advogado tributarista, Juliano Lirani. Profissional que atuou como julgador do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF e também no CCRF, entre outros. O curso ainda valeu 3 pontos. no programa de educação continuada do CFC/CRCPR.