O Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava e Região prevê ações que buscam a valorização da classe contábil e o oferecimento de cursos e treinamentos online, também com o apoio da Fecopar
Por Gabriela Rodrigues – Comunicação Fecopar
Sadi Giongo – presidente do Sincopuava
O ano atípico de 2020 trouxe dificuldades, mas também aprendizados e a habilidade de reinvenção, o que incluí a área contábil. É a visão do contador e presidente do Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava e Região (Sincopuava), Sadi Giongo. “Apesar de um ano incomum, como representante do Sincopuava, acreditamos que a área contábil conseguiu grande destaque no estado do Paraná, especialmente com o imenso apoio proporcionado aos Sindicatos pela Fecopar” ressaltou Sadi Giongo.
Em relação à realidade do sindicalismo no Brasil, o presidente acredita que realmente perdeu força com a não obrigatoriedade de recolhimento da contribuição sindical. Porém, a busca por outras ações gerou diferentes fontes de receita. “A publicação da Lei 13.467/2017 afetou as entidades sindicais de forma que algumas precisaram fechar as portas, mas vejo uma situação diferente no caso dos Sindicatos de Contabilistas, que estão conseguindo sobreviver buscando outras fontes de receitas”, completa o representante do Sincopuava.
A busca por outras fontes de renda veio a partir de planos e ações que estão no planejamento de 2021, além do apoio de entidades como a Fecopar, que segundo Sadi Giongo, contribui de maneira muito significativa para o crescimento dos sindicatos, principalmente com oferecimento de cursos, treinamentos e palestras online com o objetivo de aumentar as receitas.
Como sindicato desde 1992, o Sincopuava irá completar 29 anos de existência e história no dia 25 de julho. Desde sua fundação, o trabalho sempre esteve focado no aperfeiçoamento profissional por meio dos cursos, palestras e orientações aos contribuintes. Além disso, o bom relacionamento com os associados fortalece ainda mais o objetivo de valorizar a classe contábil e o trabalho realizado pelos profissionais.
Com mais de 10 anos exercendo o cargo como presidente, Sadi Giongo iniciou sua carreira na contabilidade em 1972 e começou a atuação ativa no Sindicato desde janeiro de 1999 exercendo cargos de diretor, tesoureiro até chegar à presidência. Confira a entrevista completa cedida pelo representante do Sindicato de Guarapuava à comunicação da Fecopar:
O Sindicalismo de um modo geral, perdeu bastante força a partir da publicação da Lei 13.467/2017. A não obrigatoriedade de recolhimento da contribuição sindical afetou as entidades. Muitos Sindicatos tiveram que fechar as portas, ou diminuir drasticamente suas ações. Não é o caso da maioria dos Sindicatos de Contabilistas que estão conseguindo sobreviver buscando outras fontes de receitas.
Apesar de ter sido um ano atípico, acreditamos que a área contábil conseguiu grande destaque no estado do Paraná, especialmente com o imenso apoio proporcionado aos Sindicatos pela Fecopar.
Para 2021, pretendemos:
Iniciei na contabilidade pública em março de 1972, em Santa Catarina, permanecendo até agosto de 1984. A partir daí, ingressei na contabilidade privada e em 15/01/1985 fui para Guarapuava trabalhar como funcionário de um escritório no Distrito de Entre Rios. Foi em janeiro de 1991 que abri meu próprio escritório individual no qual permaneci até dezembro de 2012. A partir de janeiro de 2013, por meio da fusão de 5 escritórios, montamos uma empresa contábil onde permanecemos até o momento, prestes a completar 49 anos de contabilidade.
Em 25 de julho o Sincopuava completará 29 anos de existência. Desde sua fundação buscamos participar ativamente da entidade. Em janeiro de 1999, passei a ocupar cargos na Diretoria. Além disso, exerci o cargo de Tesoureiro nas gestões 1999/2001; 2002/2004; 2011/2013 e 2014/2016, o que contabilizou 12 anos de história junto com o Sincopuava. Foi então, que assumi a presidência nas gestões 2005/2007; 2008/2010; 2017/2019, sendo reeleitos para a gestão 2020/2022. Hoje, já são 10 anos cumpridos.
A Fecopar representa uma força muito importante para o Sincopuava e todos os demais filiados, em busca, principalmente, de formas de aumentar as receitas para o crescimento dos Sindicatos. Com o oferecimento de cursos, treinamentos e palestras online, que, além de ser um apoio financeiro, traz mais conhecimento e aperfeiçoamento profissional. Enfim, a entidade vem realmente contribuindo para o crescimento dos sindicatos.
O Sincopuava pretende, como fizemos em anos anteriores, realizar cursos, palestras e treinamentos presenciais, assim que as autoridades de saúde permitirem garantindo a saúde todos.
Temos um excelente relacionamento Associados/Sincopuava. Cremos que muito em virtude dos benefícios que a entidade oferece e pela forma como a entidade vem sendo conduzida.