Por Gabriela Rodrigues – Comunicação Fecopar
Fonte: site de notícia Câmara Municipal de Cascavel
Nesta semana, o Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel) foi homenageado com a entrega de uma Moção de Aplausos em cerimônia realizada no Plenário da Câmara como reconhecimento aos serviços prestados à comunidade, principalmente no que diz respeito ao incentivo à destinação de parte do imposto de renda devido para o Fundo do Idoso e ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A homenagem foi idealizada e presidida pelo vereador Sidnei Mazutti, que é contabilista, e subscrita por todos os parlamentares. A homenagem foi recebida pelo presidente do Sindicato, Diego Maurício Paim.
O presidente do Sincovel agradeceu a homenagem, destacou a atuação dos presidentes anteriores e falou sobre a atuação do sindicato na campanha pela destinação do IR aos fundos de proteção de direitos.
“Todos nós já fizemos muitas aparições na mídia e, de tanto insistirmos e de tanto falarmos, começou-se a desmistificar na cabeça do contribuinte que é possível, que não é difícil, que não cai na malha fina e que a Receita não vai vir investigar. Afinal, se ela mesma já diz que você pode doar 3% do imposto devido para o FIA, para o Fundo do Idoso, ela está abrindo mão desse recurso. E, ao fazer a doação, em vez de fazer esse caminho de ir o imposto para a União e depois voltar, a gente já consegue fazer com que esse recurso chegue diretamente às mãos de quem mais precisa”, afirmou Diego Paim.
Em nome da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar), o presidente Paulino José de Oliveira, parabenizou pelo reconhecimento do Sindicato pelos relevantes serviços prestados para a classe contábil. A Fecopar também se sente honrada pelo reconhecimento e reforça a excelência nas atividades realizadas pelo Sincovel, por meio do presidente Diego Maurício Paim e diretoria.
No texto da moção, foi destacado que o Sincovel tem prestado “relevantes serviços à classe contábil, empresarial e à sociedade em geral, bem como pela divulgação de destinação do IR para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso, o que vem ajudando a manter a atividade das entidades sociais”. Ao abrir a solenidade, Mazutti frisou que “é uma honra poder estar como vereador e poder fazer essa homenagem ao Sincovel, principalmente por causa desse empenho que a entidade tem feito há anos pela destinação do imposto para o FIA e o Fundo do Idoso”.
A Câmara foi representada também pelo seu 2º vice-presidente, o vereador Josias de Souza e pelo Policial Madril. Pela Prefeitura, compareceram ao evento os secretários Edson Zorek, das Finanças e representando no ato o prefeito Leonaldo Paranhos e Hudson Moreschi, da Assistência Social.
Pelas entidades de classe dos contabilistas, participaram Michel Vítor Lopes, presidente do Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap-PR), Joarez Pain, diretor regional do Sescap-PR, Cláudio Brunetto, representando o Conselho Regional dos Contabilistas (CRC-PR) e Jeferson Bonfim, delegado do CRC-PR. Ainda prestigiaram a homenagem: Felisberto Luiz Miotto, delegado-chefe da Receita Federal, Mauri Barbosa, representando a Associação das Pequenas e Microempresas de Cascavel (Amic), Marcelo Mertz, diretor econômico financeiro adjunto da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e José Alexandre Polasek, presidente do Observatório Social de Cascavel.
GALERIA