O contador é o profissional que auxilia os empresários e empreendedores a alavancar seus negócios, através de uma gestão qualificada. Só a constatação desse fato já indica a importância desse profissional para o mercado.
Sendo assim, fica fácil saber por que um contador precisa de um seguro de responsabilidade civil, não é mesmo?
A responsabilidade sobre as gestões financeiras e tributárias recai quase totalmente sobre esses profissionais. Assim como o trabalho de orientação dos clientes, esclarecimento de dúvidas e afins.
Tendo em mente esses aspectos da função de um contador, é natural desejar contratar um seguro de responsabilidade civil. Alguns erros na contabilidade podem equivaler a grandes prejuízos financeiros, tanto para o cliente, quanto para o profissional contador.
A responsabilidade civil do contador
Responsabilidade civil é, em geral, atribuída ao profissional com funções passíveis de erros que possam causar danos à terceiros. No caso dos contadores, algo como um balanço com erros técnicos é suficiente para causar prejuízo ao cliente.
Assim, esse cliente terá um prazo de até cinco anos para acionar o contador e demandar a reparação dos prejuízos.
Além da preocupação com o cliente, o contador deve se preocupar também com as atividades do cliente em si. Qualquer prática do cliente que cause danos a terceiros, orientada ou relacionada aos tratos contábeis, inclui o contador como parte responsável. Ou seja, quando a pessoa prejudicada aciona o cliente na justiça, o contador entra como responsável solidário pelos danos.
Constante mudança na legislação contábil: mais um motivo para o contador considerar o seguro de responsabilidade civil. É fato que a legislação contábil brasileira passa constantemente por reajustes e modificações. E isso só torna o trabalho do contador mais delicado e detalhista!
Essas mudanças influenciam a rotina dos escritórios contábeis, aumentam as obrigações e demandam bastante atenção dos contadores. Contadores sempre tem de lidar com vários processos ou empresas ao mesmo tempo.
Dessa forma, erros são muito passíveis de passarem despercebidos. Já que é muito difícil ter em mente cada mudança legislativa e como ela afeta cada cliente. Apenas uma falha em relação a um cliente pode levar à falência de uma empresa. Vale a pena estar desprotegido diante de um risco desses? Sem dúvidas, não!
Erros acontecem: como o seguro responsabilidade civil pode ajudar o contador
É inevitável que erros aconteçam: eles vão ocorrer, cedo ou tarde. E mesmo um erro de menor escala, pode causar um grande prejuízo. Isso porque, comumente, erros de contabilidade são detectados tardiamente, quando não há o que ser feito e as multas já estão altíssimas. Casos assim não são tão raros e causam grande prejuízo ao contador ou escritório de contabilidade. Como exemplo, podemos tomar a rotina da Receita Federal. Seu volume de trabalho é enorme, e um erro nesse caso pode levar anos para ser detectado. E, enquanto isso, vai gerando e acumulando multas que podem chegar a valores exorbitantes.
Até um erro de lançamento corriqueiro e simples pode causar um prejuízo altíssimo para o contador. Como você já sabe, a responsabilidade é grande! Questionamentos em relação a prazos, layout e responsabilidades podem levar o contador a cometer erros que, talvez, só sejam percebidos tardiamente. Até a adaptação com esse novo sistema, essa mudança pode trazer muitos transtornos.
Fonte: Blog Lex