Tendo como carro-chefe o seguro de responsabilidade civil contabilista, a corretora se uniu a Fecopar para oferecer mais uma segurança nos momentos de maiores dúvidas e desafios do profissional
Legenda da imagem: Paulino Jose de Oliveira, presidente da Fecopar, e Emílio Fernandes, corretor de seguros da Floripana
Por Gabriela Rodrigues – Comunicação FECOPAR
Especialista em seguro de responsabilidade civil contabilista, a Floripana Seguros é a mais nova parceira da Fecopar. Com o objetivo de favorecer e uma forma de proteger o profissional contador, a empresa oferece um seguro personalizado que minimiza os prejuízos de casos inesperados e eventuais erros, que podem afetar a companhia e até mesmo o cliente.
Os desafios são constantes na carreira do contador com leis, normativas, entre outras decisões governamentais. Por isso, a nova parceria, também estendida aos Sindicatos dos Contabilistas do Paraná, veio para esclarecer aos contadores os sinistros que são amparados pelo serviço. “O seguro de responsabilidade civil contabilista não é algo novo, mas acontece de o contador adquirir e não ser informado com clareza de como funciona a cobertura do seguro. Essa parceria com a Fecopar será justamente uma forma de evitar esse tipo de problema para que o profissional saiba exatamente quando precisa acionar a corretora”, explica Emílio Fernandes, corretor de seguros da Floripana Seguros.
Para a Fecopar, o novo parceiro se uniu para trazer mais uma facilidade à classe contábil. “É mais um modo de reduzir os riscos de problemas que podem acontecer no dia a dia, e oferecer segurança ao contador e aos seus clientes, principalmente nos momentos que o profissional mais necessita”, ressalta Paulino Jose de Oliveira, presidente da Fecopar.
Com 11 anos de atuação no mercado em Florianópolis, a Floripana chega para atuar com equipes no Paraná como a maior corretora de seguros contabilistas do Sul do Brasil. Em função da nova lei LGPD, parte da parceria também contempla o Seguro Cyber, “como agora todo cliente precisa autorizar que o acesso aos dados, nós oferecemos mais um serviço, caso tenha acesso não autorizado à rede ou vazamento de dados de terceiros”, completa Fernandes.
Em entrevista à comunicação da Fecopar, o especialista pontou alguns dos sinistros comuns que podem ocorrer na rotina do profissional contabilista:
Multas por atraso na entrega de obrigações acessórias
Um dos possíveis problemas enfrentados em escritórios de contabilidade são as multas pelo prazo das obrigações acessórias como DCTF, SPED, EFD, GEFIP, GPS, entre outros. Não é uma tarefa fácil mapear cada cliente e data de entrega de cada obrigação. Por isso, a corretora indeniza as multas e eventuais juros que podem ocorrer.
Perdas de prazo no enquadramento da opção do Simples Nacional
A exclusão do Simples Nacional acontece no ano seguinte se o contribuinte não regularizar suas pendências até 31 de janeiro de cada ano. Uma das saídas para resolver essa situação é adquirir o seguro, pois a corretora indeniza a diferença tributária de todo exercício, inclusive da folha.
Erros de informação
Erro de informação da alíquota da GILRAT, falta de informação dos rendimentos de declaração financeiras das empresas, falhas em declarações de Imposto de Renda são algumas das situações que podem trazer prejuízos para a empresa, mas é possível diminuir essas circunstâncias com seguro de responsabilidade civil.