“Sem dúvida não vejo como um trabalho e sim uma missão de vida”, desta forma Jean Corradini, define como é trabalhar com contabilidade. Jean ocupa a posição de diretor suplente na gestão 2020/2022 da FECOPAR. Presidiu o SINCOUMA durante o biênio 2013/2014 e atualmente é diretor de patrimônio do SINCOUMA.
Confira entrevista p/ o Fecopar Informa
Natural de qual cidade?
Umuarama – PR, onde resido e trabalho.
Quantos anos?
50 anos.
É técnico em contabilidade ou contador? Formado por qual instituição?
Contador, formado pela Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Umuarama – FACEU, atualmente UNIPAR – Universidade Paranaense, e pós-graduado em Contabilidade e Controladoria, em nível de Especialização, pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Trabalha onde? É dono de escritório ou colaborador?
Trabalho na empresa da qual sou sócio proprietário desde a sua fundação em 09/1996; a UNICONT Assessoria Contábil.
Quanto tempo de experiência com contabilidade?
28 anos dedicados à contabilidade, sendo 24 anos atuando como Contador e 4 anos como auxiliar contábil.
Como é pra vc trabalhar com contabilidade?
Sem dúvida não vejo como um trabalho e sim uma missão de vida. É uma profissão que está ligada quase que diretamente a muitos sentimentos e fatos da vida das pessoas. Parece meio clichê, poético, utópico, mas acredito que não seja. Talvez, não sei…, seja simples de compreender. Basta lembrarmo-nos dos momentos em que os nossos clientes nos procuram. Sempre tem alguma história ou algum fato que precisa ser narrado antes, mesmo que o papel frio da documentação “diga” o contrário. E o contador tem que estar lá pra entender, sugerir, questionar e muitas vezes até desaprovar sob o risco do desagrado do cliente. É ou não uma profissão fascinante?
Qual sindicato participa? Quando ingressou no sindicato?
Participo do SINCOUMA – Sindicado dos Contabilistas de Umuarama e Região, tendo me filiado em 01/09/1999, onde participei de diversas diretorias. Fiquei muito honrado em presidir a entidade durante o biênio 2013/2014. Atualmente sou Diretor de Patrimônio.
Como está sendo a experiência de integrar a diretoria da Fecopar gestão 2020/22?
Na verdade estou no segundo mandato consecutivo, participando novamente da diretoria na condição de suplente. Fiz parte da diretoria no triênio 2017 a 2019 e agora no triênio 2020 a 2022. É uma experiência gratificante, primeiro por ser escolhido pelos meus pares na base de Umuarama-PR para representá-los na FECOPAR e, segundo, porque a Federação é uma entidade séria e participativa na vida dos profissionais da área contábil e da sociedade civil.
Como vê o trabalho da atual diretoria da Fecopar? Tem sugestões de melhorias?
Apesar de estar na suplência, portanto não participando diretamente dos atos jurídicos da entidade, acho inegável que o trabalho desenvolvido até agora é excelso ao fim a que se propõe. Precisamos reconhecer que o trabalho desenvolvido pelas diretorias anteriores foi exemplar e tal condição impõe uma responsabilidade ainda maior à atual diretoria. O bom é saber que o atual Presidente, Sr. Paulino e vários dos seus diretores também fizeram parte dessa construção anterior. Verdade que o trabalho está apenas iniciando e certamente virão inúmeros desafios. Acredito que eles serão superados por duas marcas evidentes da atual diretoria: a transparência e a oportunização de participação a todos os membros, sendo esta segunda uma sugestão de continuidade, haja vista já estar acontecendo.
Além de dedicar tempo sem remuneração para a Fecopar e Sindicato colabora com mais alguma entidade?
Atualmente participo de ações de cunho religioso na Igreja Católica Apostólica Romana, tendo trabalhado em várias pastorais, e também estou na suplência do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC/PR representando Umuarama pelo terceiro mandato consecutivo.