Um fato que chama atenção na vida profissional do contador e ex-presidente da FECOPAR, Divanzir Chiminacio (65 anos), é ter sido colaborador por toda vida num único escritório contábil. “Toda minha vida profissional trabalhei no Escritório de Contabilidade Gabardo. Desde 11 de janeiro de 1970. Até 31 de Maio de 2013”, enfatiza Divanzir que se profissionalizou em 1972 no curso de técnico em contabilidade e aprofundou seu conhecimento em 1980 na UFPR com o bacharel em ciências contábeis.
Na opinião do ex-presidente da FECOPAR, o profissional contábil que deseja estar bem preparado deve se aprimorar constantemente. “O profissional da Contabilidade deve saber que entra na escola quando começa o curso de Contabilidade, e nunca mais para de estudar. Ele será valorizado pelo seu trabalho e sua capacidade. Deve portanto, estar preparado”, sugere Divanzir, contador com mais de 40 anos de experiência.
Questionado sobre a importância do contador neste momento de pandemia, Divanzir destaca que: “Temos relatos de Escritórios que tiveram que ampliar a sua capacidade de atendimento. Por serem procurados por empresas que necessitavam do auxilio da Contabilidade e dos seus profissionais neste momento. Empresas tiveram que tomar rumos diferentes até. A contabilidade mostra a real situação da empresa. Para seguir seu caminho, o trabalho do contador é fundamental”.
Na sua visão qual o maior desafio da FECOPAR e sindicatos de contabilistas?
Divanzir – “Estar presente em tudo que é relacionado a nossa atividade. Entidades fortes e representativas. Mostrar, como entidades, o papel do Contador na sociedade. E defendê-lo.”
Sobre a atuação da nova diretoria da FECOPAR, na qual Divanzir permanece como vice-presidente, avalia como positiva apesar da pandemia. “Está ainda no inicio. E a pandemia provocada pelo Covid 19 tem atrapalhado muitas iniciativas. Isto tem exigido um esforço ainda maior. Mas está indo muito bem”, avalia o vice-presidente da FECOPAR, Divanzir Chiminacio.
Como representante da classe contábil, Divanzir Chiminacio, foi presidente da FECOPAR de 2008 a 2019. Iniciou sua jornada como sindicalista no Sicontiba. “Sou sócio do Sicontiba – Sindicato dos Contabilistas de Curitiba desde 1975. Exerci o cargo de presidente nos anos de 2002 a 2004, tendo sido vice presidente nos anos de 1993 a 2001”, destaca Divanzir.
Divanzir ainda é Secretário de Relações Internacionais da CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais e membro do Conselho Executivo da UMPL – União Mundial das Profissões Liberais. Além de Diretor do SESCAP-PR onde atua como delegado titular junto a Fenacon. No passado foi também Conselheiro do CRCPR de 1984 a 1991.
“O Contador deve saber da sua importância e a da Contabilidade junto as empresas e junto a sociedade. Para isto deve estar preparado. E valorizar o seu trabalho. Assim a sociedade o valorizará”, deixa uma reflexão o ex-presidente e vice-presidente da FECOPAR, Divanzir Chiminacio.