Mulher, hoje, você já se cuidou?
Tirou pelo menos 10 minutos para você?
Como está a sua rotina?
Afinal, quem tem sido você?
O Outubro Rosa serve de alerta e prevenção ao Câncer de Mama, mas também chama a atenção para um olhar mais cuidadoso para você em meio ao turbilhão de coisas que precisa lidar no dia a dia.
Muitas vezes, é só quando uma patologia aparece que você se dá conta que cuidou de todos a sua volta e esqueceu de si própria.
A Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) destaca e valoriza o papel da mulher na sociedade e ressalta a importância do autoconhecimento e autocuidado na busca pela qualidade de vida, desenvolvimento profissional e nas relações familiares.
“Estabelecer um vínculo equilibrado e harmonioso é o meu maior desafio frente às inúmeras tarefas que precisamos dar conta. É casa, família, profissão, e isso acaba sendo uma fonte de estresse, ansiedade e pressão constantes. Por isso, ressalto que valorizar as mulheres, seu trabalho e seus cuidados, é reconhecer a importância do amor como elemento principal para uma sociedade mais fraterna e mais feliz”, ressalta a contadora e diretora da Comissão Feminina da Fecopar, Hylcineia Deisy da Silva Liboni.
É frente a estes desafios da vida que especialistas afirmam que é importante buscar algo que traga mais leveza na rotina. A prática de atividade física, alimentação saudável, ter um hobby são pontos determinantes para um estilo de vida equilibrado e feliz.
“O papel da mulher na sociedade atual evoluiu muito, mas ainda tem um longo caminho a percorrer. Existem ainda muitos desafios a serem enfrentados. É necessário combater a cultura machista na sociedade que se faz presente nos mais diversos setores”, comenta Sueli Oliveira, esposa do presidente da Fecopar, Paulino José Oliveira.
Formada em enfermagem, Sueli trabalhou durante vários anos em hospitais e diante de inúmeras histórias de vida de mulheres, filhas e avós internadas, que tomou a decisão de olhar mais para si. Decidiu fazer uma transição de carreira, e foi trabalhar com os filhos e esposo, no escritório de contabilidade da família. E claro que o trabalho não diminuiu, porém conseguiu de uma vez por todas melhorar sua qualidade de vida.
“Não deixo de buscar o bem-estar pessoal que por algum tempo deixei esquecido. Hoje tiro um tempo para atividade física e também para estar a serviço da comunidade Coração de Maria, paróquia na qual frequentamos, porque acredito que temos que cuidar do corpo, da mente e do espírito”, afirma Sueli, que pratica corrida e já fez duas meias maratonas, uma em Pomerode/SC e outra no Rio de Janeiro. Para ela, “a corrida a faz sentir livre e uma sensação de liberdade que só quem pratica entende. Além disso fiz novas amigas, viajamos, e passei a encarar as inúmeras jornadas que nós mulheres temos de uma forma mais feliz”, pontua.
Lembre-se, sem saúde fica praticamente impossível trabalhar, curtir a família, realizar sonhos e tantas outras coisas que você almeja para a sua vida. Ao cuidar de você, é possível entender melhor a vida, ter equilíbrio e ser mais feliz.
“Felicidade é um conceito abstrato. Para muitos pode parecer quase impossível de se alcançar, pois muitas vezes ela é definida como um equilíbrio de todas as áreas da sua vida: família, trabalho, saúde, bem-estar, e tantas outras. Mas, acredito que tudo que se precisa para ser feliz é uma motivação, um objetivo, algo para que a motive a fazer o seu melhor”, enfatiza a contadora e diretora da Comissão Feminina da Fecopar, Bárbara Bernardinelli Stuve.
Se ainda não fez a sua mamografia, faça. Se ainda não encontrou tempo para você, não passe a vida procurando este tempo. Viva o presente, não deixe para amanhã, não procrastine por muito tempo.
“Todos nós temos uma história e muitas vezes passamos por vários desafios na nossa vida. Hoje eu posso dizer que não foi fácil e que superei as expectativas que eu tinha sobre mim e convido você mulher, a partir de hoje, a se valorizar em primeiro lugar, para encontrar o equilíbrio”, finaliza Bárbara.