Cumprindo uma série de compromissos nos dias 1, 2 e 3 de setembro em Curitiba, o presidente da FECOPAR, Paulino de Oliveira, participou de reunião online (dia 2) com SEFA-PR.
Devido a pandemia houve aumento de tráfego e protocolos online no site da Secretaria da Fazenda do Paraná (https://receita.pr.gov.br/) assim como aumentaram erros em protocolos e processos com documentações erradas ou faltantes, informaram servidores da SEFA-PR. Os processos estão atrasando por conta de erros de preenchimento em requerimentos, pedidos de inscrição e alteração, falta de procuração, documentação de identificação (identidade), comprovação de titularidade, entre outros.
“Sugerimos a elaboração de uma cartilha, um passo a passo, como proceder já que houve este aumento de demanda na internet, no e-protocolo, no sentido de informar para que depois possamos divulgar para os contadores e sindicatos de contabilistas filiados a FECOPAR”, sugeriu o presidente da FECOPAR, Paulino de Oliveira. Outra sugestão do presidente da FECOPAR foi o pedido para a SEFA facilitar a atualização cadastral e desvinculação do nome do contador das empresas que ele não mais as representa.
As entidades co-irmãs da FECOPAR: CRCPR e SESCAP-PR, representadas pelos respectivos presidentes, Laudelino Jochen e Alceu Dal Bosco, se comprometeram também em colaborar e ajudar a SEFA-PR por meio de notícias, vídeos e informativos das entidades, inclusive o presidente do CRCPR ofereceu a estrutura para gravação de vídeos e palestras do CRCPR caso a SEFA não possua.
Contadores e sindicatos de contabilistas quem tiverem sugestões de melhorias podem encaminhar para a FECOPAR destaca o presidente da FECOPAR, “os contadores e sindicatos podem enviar sugestões que nos responsabilizamos em apresentá-las nas próximas reuniões com a SEFA-PR”, conclui Paulino.
Sugestões podem ser enviadas para: secretaria@fecopar.com.br com o assunto SUGESTÃO SEFA.
Representando a FECOPAR além do presidente participaram o diretor financeiro da FECOPAR, Gilson Luis Silva e o 1º vice-diretor financeiro, Vilson Oliveira de Souza.