Por Gabriela Rodrigues – Comunicação Fecopar
Na última sexta-feira (26), a Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) reuniu presidentes e representantes dos Sindicatos dos Contabilistas de todo o Estado junto com a diretoria executiva. Respeitando todos os protocolos de segurança, a primeira reunião de 2021 de Diretoria e Conselho de Representantes aconteceu na sede da cooperativa de crédito parceira, a Cresol, em Francisco Beltrão, para tratar de assuntos como balanço e prestação de contas, cursos para capacitação profissional, parcerias coorporativas, entre outros assuntos do interesse da classe contábil.
Paulino José de Oliveira, presidente da Fecopar, iniciou a reunião com a assembleia geral ordinária em que foi aprovado pelos presentes o balanço de 2020, apresentado pelo diretor financeiro da Fecopar, Gilson Luis da Silva. Com relatórios detalhados, a situação financeira e todo o orçamento de 2020 foram exibidos com total transparência aos presidentes, representantes e diretores. “Como sempre digo, nós não somos os donos da conta da Fecopar, nós administramos. Por isso, os relatórios financeiros e balancetes ficam disponíveis para que todos tenham acesso e tirem suas dúvidas referentes a qualquer valor”, destacou o diretor financeiro durante a reunião.
Parcerias coorporativas
Após a aprovação, o mais novo parceiro da Fecopar, a Cresol, representada pelo diretor de negócios Pablo Guancino, apresentou sua proposta de trabalho para fortalecer o serviço realizado pelo Sindicatos e pela Federação em prol da classe contábil.
Outra parceria fechada durante a reunião foi com a Melo Advogados, que foi representada pelo dr. Virgilio Melo, sócio advogado da empresa, para tratar de assuntos jurídicos que podem ser oferecidos aos sindicatos para fortalecer o profissional de contabilidade.
Luciano Schewe, diretor comercial da Safeweb, que já é parceiro há mais de 10 anos da Fecopar, também esteve presente para exibir o novo modelo de trabalho para a emissão de Certificado Digital que será executado pela Fecopar e pelos Sindicatos dos Contabilistas do Paraná. Além disso, tirou todas as dúvidas e atendeu as demandas colocadas em pauta pelos representantes.
“Como uma das propostas da Fecopar, queremos fortalecer a Federação e as entidades por meio de parcerias que tragam benefícios e valorizem a classe contábil diante de outros setores da sociedade. Acreditamos que essa nova proposta de parcerias irá cumprir esse objetivo com o apoio dos Sindicatos”, ressaltou Paulino José de Oliveira.
Cursos, treinamentos e workshops
Durante o encontro, Mariza Pante Ferreira, presidente de Assuntos Profissionais e Culturais, informou a programação de atividades de capacitação profissional para os contadores, que também é uma forma de trazer outras fontes de renda aos Sindicatos. “Com uma proposta ativa, temos cursos planejados para o dia 12 de março, realizado pelo Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon), sobre o e-Social Simplificado e também para o dia 16 de março, em parceria com a Labor Cursos, sobre a Substituição Tributária do ICMS. O mês de abril será marcado pelo curso online sobre as rotinas do departamento pessoal, no dia 15 e 16 de abril”, explicou Mariza Ferreira.
JOCOPAR 2021
Sobre a realização do 28º Jocopar, de 11 a 15 de novembro de 2021, em Campo Mourão, o representante do presidente na reunião e conselheiro fiscal suplente da Fecopar, Idnei Hundsdorfer, ressaltou que estão preparados para receber os contadores e suas famílias. “Sabemos que por conta da COVID-19, é uma situação complicada, mas estamos organizando e nos preparando para receber o 28º Jocopar em Campo Mourão, e contamos com o apoio da Federação e dos Sindicatos, caso seja possível a realização”, completou Hundsdorfer.
Participantes
Por conta da limitação de pessoas na sala de eventos para cumprir as regras de segurança, estiveram presentes os diretores executivos os presidentes ou representantes de todos os Sindicatos dos Contabilistas do Paraná, exceto os do Sincovel (Cascavel), Sincontábil (Maringá), Sinconfron (Sto. Antº. Sudoeste) e Sincoeste (Toledo).
“Em primeiro lugar, agradeço a recepção do presidente e da diretoria do Sindicato de Contabilistas de Francisco Beltrão e Região, que se mostrou focada em atender as demandas e as dificuldades da classe contábil. Agradeço também a presença de todos os presidentes, diretores e parceiros que trouxeram planos e ações para lutar pelo profissional contador durante o ano de 2021. Espero todos na reunião do dia 21 de maio, em Toledo”, parabenizou o presidente da Fecopar.
Mirandi Bonissoni, presidente do Sincobel, também agradeceu e se colocou à disposição para receber todos os parceiros. “É fundamental termos encontros como esses para se manter saudável, pois nenhuma entidade se sustenta sozinha. Por isso, agradeço a Fecopar, os Sindicatos, diretoria e parceiros que abraçaram essa luta e batalham juntos pela classe contábil”, completou Mirandi.
Galeria de fotos