Vilson Oliveira de Souza, antes de falar sobre sua jornada profissional como empresário contábil e diretor sindical, observa-se uma pessoa muito tranquila, bem família, gosta de estar junto com sua esposa e filhos, possui 4 filhos (3 formados em ciências contábeis), um dos filhos é contador na Copel, outro na BDO Consultoria, consultoria que atende até empresa multinacional e outro trabalha no departamento contábil de uma empresa, que ele não lembra o nome.
“Apesar de já aposentado vou trabalhar com contabilidade pelo resto da minha vida”, destaca Vilson, 61 anos, dono da Vilson Contabilidade. Em entrevista a Fecopar contou que possui um pequeno escritório de contabilidade em Curitiba, que atende cerca de 20 empresas, e ultimamente inclusive microempreendedores (MEI). Na visão do Vilson, o MEI pode crescer também e ampliar a receita do escritório, “tenho um vizinho que eu atendia como MEI agora transformei a empresa em limitada, no Simples, e vou ter um contrato diferente”, informa Vilson.
“Sofri bastante neste ano de pandemia com o aumento na inadimplência dos honorários contábeis, principalmente com alguns clientes de comércio de roupas que passam por dificuldades”, avalia Vilson. Contudo os desafios da pandemia, o empresário contábil não baixou a cabeça e pretende investir num site para divulgar mais seu escritório e seu diferencial: “O meu diferencial é o atendimento, eu vou até o cliente, eu não fico mandando guias e documentos por e-mail, faço um atendimento presencial e converso com os clientes pessoalmente. Eu perco tempo mas ganho o cliente”, conclui.
“Vou fazer meu site com o Ireno da Contadores CNT pois achei barato por meio da parceria com a FECOPAR, Sindicatos de Contabilistas e Associação dos Contabilistas de Curitiba”, enfatiza Vilson. Para diminuir o impacto da pandemia contadores podem se beneficiar e fortalecer o marketing digital de seus escritórios de contabilidade, criando ou modernizando websites por R$ 250,00 através de uma parceria das entidades contábeis com empresa de criação de sites CONTADORES CNT. (Clique aqui p/ saber mais)
Para se divertir Vilson gosta de bate uma bola com os amigos, entre eles contadores e também com um grupo de servidores da Receita Federal, que devido a sua simpatia fez amizade e joga com eles há muitos anos.
Como diretor sindical participou por 20 anos do Sicontiba – Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e atualmente apesar de não fazer mais parte do Sicontiba, atua como diretor da FECOPAR, onde já participa há 10 anos da diretoria. Na atual gestão 2020 do presidente Paulino de Oliveira, possui dupla responsabilidade, já que é 1º Vice-Diretor Financeiro e também membro da comissão de esportes. Como possui dois cargos tem participado de várias reuniões que tratam tanto de questões financeiras assim como ligadas a esporte, torneio e os Jogos dos Contabilistas do Paraná – Jocopar, que foi adiado para 2021 por conta da pandemia, permanecendo em Campo Mourão.