Em parceria com a Fecopar e os Sindicatos dos Contabilistas do Paraná, a especialista Viviane Krein explicou as mudanças do eSocial Simplificado e os impactos dessas alterações para a área
Por Gabriela Rodrigues – Comunicação Fecopar
“eSocial Simplificado: Mudanças e Impactos no Departamento Pessoal” foi o tema do 3º treinamento online ministrado pela Viviane Krein, professora universitária, contadora e mestra em ciências contábeis e administração, na última semana. “Um assunto que merece atenção pela complexidade das informações. Por isso, foi extremamente importante essa parceria com a Fecopar para aprofundar as mudanças do eSocial Simplificado e o impacto no departamento pessoal, no trabalho dos contadores e empresários”, afirmou Viviane Krein. Com três edições do curso online, os participantes também tiveram a chance de esclarecer suas dúvidas com exemplificações práticas que fazem parte da rotina dos profissionais da área.
“A Fecopar ficou satisfeita com a procura dos profissionais da área contábil pelo tema do eSocial Simplificado nas três edições do treinamento. A parceria com a Viviane trouxe ainda mais informações, aprendizado e formas práticas de esclarecer o tema. Novamente, agradecemos a condução do curso e desejamos que a parceira perdure para futuros treinamentos que atendam as demandas da classe”, declarou o presidente da Fecopar, Paulino José de Oliveira.
“Mais uma vez a parceria com a Fecopar e com os Sindicatos dos Contabilistas do Paraná foi essencial para que os contadores e profissionais do departamento pessoal tivessem acesso às informações e novas flexibilidades das regras, que começam a partir de maio de 2021. Com esse tipo de curso, fica mais fácil evitar sanções e desembolsos desnecessários, além de garantir a satisfação do cliente”, completa a especialista.
Durantes as 4 horas de curso online os participantes receberam o material de apoio que estava sendo apresentado pela especialista e que incluiu: as mudanças no eSocial em sua versão simplificada, atualização do cronograma de implantação, data de início da obrigatoriedade na versão simplificada e período de convivência da versão 2.5, eSocial versus EFD-Reinf, identificadores no eSocial, Eventos Iniciais, Eventos não periódicos, Eventos periódicos, Eventos SST, obrigações já substituídas e as que serão substituídas, cuidados no preenchimento das informações devido os cruzamentos realizados pelo fisco e impactos no departamento pessoal pela simplificação do eSocial.