Fonte: Comunicação CFC – Conselho Federal de Contabilidade
A entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) será prorrogada para o dia 30 de junho. O anúncio foi feito pelo secretário Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), Julio Cesar Vieira Gomes, durante evento realizado no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), nesta quarta-feira (18). Segundo o calendário tributário tradicional, a ECD deveria ser entregue até o dia 31 de maio. A prorrogação atende a um pleito do CFC, da Federação Nacional da Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), que solicitaram, por meio de ofício enviado no dia 29 de abril, a postergação do prazo. O secretário também divulgou que a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) será prorrogada para o dia 31 de julho de 2022.
Na abertura do evento “Quintas do Saber – O Contencioso Tributário e a evolução tecnológica das obrigações acessórias”, Gomes divulgou a prorrogação dos prazos para o envio da ECD e da ECF. “Eu gostaria de anunciar que assinei, hoje de manhã, a prorrogação da Escrituração Contábil Digital até o final de junho”. E completou: “A Receita Federal está sempre de braços abertos para contribuir, no que for necessário, para o desenvolvimento do nosso país e para a melhoria do nosso ambiente de negócios, para que possamos crescer ainda mais”, afirmou.
FECONBRAS solicita prorrogação do prazo
No dia 10 de maio, A FECONBRAS – UNIÃO DAS FEDERAÇOES DOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE DO BRASIL, que representa oito Federações Contábeis, mais de duzentos e vinte Sindiconts, que estes representam mais de meio milhão de profissionais contábeis no Brasil, solicitou a prorrogação ao Secretário Especial da Receita Federal a fim de garantir qualidade da informação a ser reportada ao sistema SPED e viabilizar ao profissional contábil envolvido o cumprimento de suas obrigações sem atropelos e maiores contratempos