Fonte: site do CRC-PR
Por Gabriela Rodrigues – Comunicação Fecopar
Durante o mês de outubro, o CRC-PR e o Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont) está percorrendo as cidades do Estado pelo Outubro Rosa para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama com o projeto “Um Toque a Mais”. O projeto consiste em trazer palestras e conteúdos focados na prevenção, tratamento, importância do diagnóstico precoce e histórias de superação. E a Fecopar, sabendo da relevância desse mês e dessa ação, também está acompanhando e participando dos eventos. Até o momento, já participou nas cidades de Maringá, Apucarana, Pato Branco e Foz do Iguaçu. Já nesta semana, estará em Cascavel, Ponta Grossa, Londrina e Curitiba.
Em Maringá, a vice-presidente de Assuntos Profissionais e Culturais da Fecopar, Mariza Pante Ferreira, esteve no evento para representar a Federação, que teve como tema a palestra “Benefícios Fiscais para Portadores de Doenças Graves”. A palestra foi organizada pela integrante do CRCPR Mulher, Denise Borçato, e contou com fala da psicóloga Maria Luiza Marçal Xavier, representando a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá, que abordou sobre o acolhimento de diagnosticadas.
Já em Apucarana, a 1ª Vice-Diretora Secretária, Deisy Liboni, representou a Fecopar nesta causa tão importante junto com o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana e Região (SICAP), José Carlos da Silva. Liderado pela conselheira Marcia Ojido Hokama, integrante da Comissão CRCPR Mulher, o evento recebeu a psicóloga Mariana Akemi Vieira Luz, que falou sobre a unidade de tratamento de câncer do município, as unidades de acolhimento e os voluntários que auxiliam de forma anônima.
Sergio Bebber, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Pato Branco e Região (Siconp), participou do projeto na cidade. As palestrantes foram Mirian Arisi da Costa, agente de saúde do município, e Cleuza Alves Chiochetta, presidente do Grupo Gama, instituição filantrópica e sem fins lucrativos que auxilia pacientes em tratamento contra o câncer oferecendo-lhes, gratuitamente, os serviços de hospedagem, alimentação e transporte de casa até o hospital. Os participantes fizeram doações de açúcar, óleo, leite integral, gelatina, água de coco, água sanitária, detergente, álcool 70%, esponja de aço, papel toalha e papel higiênico.
Foz do Iguaçu também recebeu o projeto e a Fecopar foi representada pelo presidente Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu (Sincofoz) e membro da comissão de esportes da Fecopar, Leandro Correa. As palestras contaram com falas de Kemeli Zaghi Cavalcante, paciente do tratamento contra o câncer, da artesã Ivanice Salete Grotto e de Regyna Maura de Castro Santos, coordenadora do Projeto Remadoras Rosa.
Ainda essa semana, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel), Diego Paim, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa e Região (Sicopon), Mauricio Cavalli, também irão representar a Federação no projeto “Um Toque a Mais” em suas cidades.