Em reunião realizada na Câmara Municipal de Cascavel dia (21), representantes de entidades contábeis e empresários discutiram sobre o fechamento e alternativas para desativação de agência regional da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) junto a Associação Comercial de Cascavel. O vereador Sidnei Mazutti explicou que a agência deve ir para a sede da prefeitura de Cascavel contudo com número bem menor de colaboradores que funcionava na Acic com total de 4 funcionários agora se reduzirá para apenas 1. “Esta semana vamos conversar com o prefeito para definir o deslocamento para a prefeitura. E ver também a possibilidade do município contratar mais um colaborador técnico, que tem colaborado com os contadores em casos mais complicados onde os profissionais da contabilidade podem esclarecer dúvidas, além da vogal já mantida e cedida pela prefeitura”, conclui Mazutti.
Preocupado com o fechamento do escritório local da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), o vereador Sidnei Mazutti (PSC) diz que o atendimento online em alguns casos não supre a necessidade e a qualidade de um atendimento presencial. “O problema é que o atendimento online não dá conta de situações mais complicadas, como cisões, fusões e transformações de empresas”, alertou o vereador Sidnei Mazutti. “Nesses casos, precisamos de um atendimento mais técnico, mais qualificado, e com o fechamento da unidade da Jucepar, essas situações terão que ser resolvidas em Curitiba, gerando mais custos e dificuldades”, afirma ele.
A preocupação se dá porque o Tribunal de Contas do Estado informou que “não será mais possível às entidades empresariais privadas receber repasses que permitam manter o funcionamento do escritório em suas estruturas físicas”. E hoje, o escritório da Jucepar em Cascavel funciona dentro da sede da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel). Esta limitação do TCE atingiu não só o posto de atendimento em Cascavel, assim como diversas agências regionais em todo o Paraná.