A Federação dos Contabilistas do Paraná (FECOPAR) inicia um novo ciclo sob a liderança do presidente eleito (gestão 2026-2028), Jean Corradini. Com uma trajetória profissional que se entrelaça com a evolução da contabilidade paranaense, ele assume o comando da Federação com um olhar estratégico e amplo conhecimento do setor.
Sua jornada começou nos anos 80. “Acredito que a minha trajetória seja até igual à da maioria dos profissionais da minha época. Iniciei com o curso técnico em contabilidade nos anos 80 e, depois, concluí a graduação e a especialização”, relembra. Após atuar em RH e fundar seu escritório em 1995, também fui presidente do SINCOUMA, além de participar da FECOPAR e CRCPR.
Para o novo presidente, o mercado contábil é desafiador. Embora se discuta que a profissão possa parecer ameaçada pela inteligência artificial e grandes corporações, sua visão é otimista: “Particularmente, acredito que a profissão será, sim, impactada pelas novas tecnologias. Mesmo assim, o profissional contábil continuará sendo valorizado e muito necessário ao mundo dos negócios. O contador é o profissional de confiança em temas patrimoniais, entre outros, atuando estrategicamente num mercado amplo e aquecido.”
Em relação aos Sindicatos dos Contabilistas, Jean afirma que eles têm um papel essencial, especialmente no contexto paranaense. Mesmo reconhecendo que a palavra “sindicato” pode ser mal compreendida, ele faz questão de frisar: “Não é possível deixar de mencionar o trabalho e a importância das nossas entidades.” E acrescenta que a representatividade abrange todas as regiões, com foco no desenvolvimento profissional, defesa da classe, cultura, esporte e participação social.
Corradini ressalta que o presidente da FECOPAR é a pessoa que está à frente da entidade para promover e defender os interesses dos contabilistas. “Nesse sentido, buscaremos uma gestão aberta a todo e qualquer projeto aprovado pelo Conselho de Representantes. Hoje, isso já ocorre e foi uma marca da gestão anterior. Vamos seguir na mesma direção”, comenta.
Assim como ocorreu na gestão anterior, o atual presidente da FECOPAR quer uma gestão ativa, de relacionamento e troca de opiniões com os presidentes dos sindicatos de contabilistas para trazer cada vez mais benefícios e ações para a classe contábil. Nos próximos dias, ele pretende visitar sindicato por sindicato.
O presidente ainda destaca: “Há alguns projetos que estão institucionalizados na federação, como o JOCOPAR, o GINCOPAR e o FECOPAR Conecta, e eles continuarão acontecendo. Não podemos deixar de mencionar também os eventos realizados pela Comissão Feminina da FECOPAR, que continuarão com força total. Tudo isso, claro, com a participação essencial dos nossos sindicatos, colaboradores e parceiros.”
