A contadora e profª Viviane Krein ministrou esta semana o curso on-line da Fecopar de ECD e ECF.O objetivo foi trazer as regras de obrigatoriedade, a questão das penalidades, caso não sejam cumpridas corretamente as informações, de prazos e, principalmente, uma demonstração de forma prática para a resoluções dos problemas, erros e como o programa faz essas validações.
“Apesar de não ser uma obrigação nova, e constar no calendário desde 2014, há muitas dúvidas pontuais, como em relação às mudanças de tributação no ano-calendário”, ressalta a professora.
Ela ainda reforça que os principais cuidados é com o cumprimento dos prazos e também o que realmente exige na informação, porque os sistemas realizam várias validações, mas têm algumas condições que o contador tem que estar atento para fazer como, por exemplo, o envio da demonstração de uma nota explicativa, onde o programa não vai validar e apontar a divergência. Entretanto, é necessário o envio.
“O aprendizado e as informações que foram repassadas no curso são de grande importância para um bom trabalho dentro dos escritório de contabilidade. Por isso, reforço para que os profissionais da contabilidade não percam as oportunidades de cursos e eventos que a Fecopar oferece”, ressalta O vice-presidente de Assuntos Profissionais e Culturais, Diego Maurício Paim Böttcher.