O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IR) 2021 começou no dia 01 de março e vai até 30 de abril de 2021; Fecopar irá promover live com Marcos Vinicius Rinaldi, delegado da Receita Federal em Curitiba para esclarecer dúvidas
Por Gabriela Rodrigues – Comunicação Fecopar
Todo ano, o imposto de renda deve ser apresentado para a Receita Federal, que, segundo o Fisco, espera receber 32.619.749 declarações, mais do que no ano de 2020, que foram enviadas 31.980.146. Com mudanças nas regras, muitos contribuintes acabam tendo dúvidas sobre o que declarar ou até mesmo aos prazos. Esses são alguns dos motivos que a contratação de um profissional de qualificado da área contábil auxilia na forma correta do preenchimento.
Outra questão que pode ser evitada com a presença de um contador é a verificação de inconsistências, conhecida como malha fina, que pode gerar altas multas. Esse processo funciona como uma espécie de “peneira”, que não permite que as pessoas recebam a sua restituição até que a situação seja regularizada. De acordo com a Receita Federal, só em 2020, 334 mil contribuintes receberam cartas para regularizar a situação depois de cair na malha fina.
“Além da obrigatoriedade para pessoas com rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70, o contador é o profissional que verifica quando é obrigatório declarar, já que existem outros grupos que são exigidos a declaração. Como é o caso de quem ganhou capital com a venda de imóveis, veículos e outros bens sujeitos à tributação, por exemplo”, explica Paulino José de Oliveira, presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar).
Uma das mudanças para a declaração do Imposto de Renda de 2021 é para as pessoas que receberam o auxílio emergencial e somaram com outros rendimentos tributáveis mais de R$ 22.847,76, que também têm a obrigatoriedade de declarar.
Como uma forma de esclarecer dúvidas de profissionais e clientes, e destacar a importância da assistência profissional para que os clientes tenham mais tranquilidade quanto aos riscos, a Fecopar irá promover uma live com o delegado da Receita Federal em Curitiba, Marcos Vinicius Rinaldi, exclusiva para presidentes dos Sindicatos dos Contabilistas do Paraná e toda a diretoria no dia 31 de março.