Por Gabriela Rodrigues – Comunicação Fecopar
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) afeta diferentes setores e serviços da sociedade, o que inclui os escritórios de contabilidade e seus clientes. Para saber mais sobre a importância do assunto e para que a área contábil tenha um conhecimento teórico e prático, a Fecopar, por meio do presidente Paulino José de Oliveira e diretoria, e os Sindicatos dos Contabilistas do Paraná, promoveram um curso online sobre tema em parceria com a advogada Dra. Morena Gabriela Batista. “QUERO AGRADECER A OPORTUNIDADE OFERECIDA PELA FECOPAR PARA DEBATER ESSE TEMA FUNDAMENTAL AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE. DEIXO TAMBÉM MEU AGRADECIMENTO AOS ALUNOS PELA PARTICIPAÇÃO E INTERESSE EM FORTALECER A CLASSE CONTÁBIL”, comentou a Dra. Morena.
Desde os conceitos básicos até o processo de implementação do escritório de contabilidade à LGPD, a especialista apresentou um material exclusivo para que os interessados pudessem compreender os princípios da lei e identificação dos personagens da LGPD e quais as bases legais para o tratamento de dados e visualização prática da proteção de dados e dos instrumentos que devem ser adotados e criados para adequação dos escritórios. Morena Gabriela C. S. P, Batista é advogada especialista em Direito Tributário e professora mestre em Direito Processual e Cidadania.
Em nome do presidente Paulino e diretoria, Valdir Cipriano de Oliveira, vice-pres. de Relações Públicas e Eventos, realizou a abertura do curso. De acordo com os participantes, os assuntos foram tratados de forma clara a assertiva durante o treinamento. Em um material exclusivo e formulários para a parte prática, foram estudados tópicos como: Princípios para o tratamento de dados; Bases Legais; Prática de proteção de dados; Planejamento; Compartilhamento com terceiros; Levantamento de processos; Metodologia de análise de risco; Política de Segurança de informação, entre outros conteúdos.
Durante o ano de 2021 foram oferecidos 17 cursos com temas do interesse da classe contábil com diferentes especialistas parceiros da área. “A capacitação profissional é um dos pilares da Fecopar e dos Sindicatos dos Contabilistas para acrescentar aos contabilistas da nossa classe. Como tivemos um resultado muito positivo em 2021, com excelentes palestrantes e participantes satisfeitos com a forma de trabalho, em 2022 iremos continuar com o projeto de aprimoramento e capacitação para atender as demandas mais solicitadas à Federação e aos Sindicatos filiados”, concluiu o presidente Paulino.