Em parceria com os Sindicatos dos Contabilistas do Paraná e com o dr. Juliano Lirani, serão 9 tópicos para tratar dos aspectos gerais e polêmicos do Imposto Sobre Serviços; os profissionais receberão 4 pontos no Programa de Educação Continuada
Por Gabriela Rodrigues – Comunicação Fecopar
Dividido em nove tópicos, o curso promovido no dia 27 de maio pela Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), em parceria com os Sindicatos dos Contabilistas do Paraná, irá tratar de um tema muito importante para o profissional da área contábil: Aspectos Gerais e Polêmicos do Imposto Sobre Serviços. O treinamento on-line será no período da manhã, das 8h30 às 12h30, pelo valor de R$80, e ministrado pelo advogado Juliano Lirani, que irá fornecer mais informações sobre os aspectos constitucionais da tributação dos serviços, explicar as diferenças entre o contribuinte e o responsável tributário e seus aspectos práticos, além de mais pontos abordados em um conteúdo exclusivo.
Juliano Lirani é advogado especialista em direito tributário, com muita experiência e conhecimento nesse tema por ter atuado como julgador do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e também no Conselho de Contribuintes de Recursos Fiscais do Estado do Paraná (CCRF). “O objetivo desse treinamento on-line é fornecer ao profissional contábil condições de entender os conceitos elementares do ISS, tais como: fato gerador, momento e local pagamento, base de cálculo, sujeito ativo e passivo.”, completa o especialista.
Entre os tópicos selecionados, cada participante terá a oportunidade conhecer de perto assuntos como: Aspectos Constitucionais da Tributação dos Serviços e o ISS; o Sujeito Passivo; Sociedades de Profissionais: sociedade simples e limitada; a Base de Cálculo; o Local da Incidência do ISS; Conflitos ISS x ICMS/IPI; Restituição e Compensação do ISS; Fomento Fiscal do ISS em Favor do Serviço de Tecnologia e Exclusão do ISS da Base de Cálculo.
Contabilizando 4 pontos na pontuação no Programa de Educação Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), será aplicada uma prova após o curso para computar a pontuação no sistema que será enviada via e-mail para cada inscrito.